Hospital Salgado Filho promove campanha de doação de sangue

Arquivado em: Destaque do Dia, Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023 as 13:07, por: CdB

Para ser um doador de sangue é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar com autorização do responsável); estar bem de saúde; e pesar mais de 50 kg. Não precisa estar de jejum.

Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro

O Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, promove na próxima terça-feira, das 10h às 15h, campanha de doação de sangue. A ação será realizada no hall da emergência, na Rua Arquias Cordeiro, 370.

Doação de sangue

O objetivo é reforçar o estoque do Hemorio, que fornece hemoderivados para mais de 200 hospitais da rede pública do Rio de Janeiro, principalmente para emergências.

Doar sangue é seguro e salva vidas. Depois da coleta, os componentes sanguíneos são separados e quatro pessoas podem ser beneficiadas. Em 24h após a doação, o organismo do doador começa a recompor algumas substâncias que foram retiradas, de forma que a coleta de sangue seguinte pode ser feita após oito semanas para homens; e 12 para mulheres, pois o sangue já estará com os componentes reconstituídos.

Doador de sangue

Para ser um doador de sangue é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar com autorização do responsável); estar bem de saúde; e pesar mais de 50 kg. Não precisa estar de jejum. Mas é recomendado que a pessoa não tenha ingerido comida gordurosa nas últimas quatro horas.

Outro fator importante é estar descansado. E em trinta dias o voluntário pode pegar o resultado dos exames laboratoriais feitos com uma pequena amostra sanguínea retirada da doação.

Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings devem aguardar seis meses para fazer a doação. Quem teve covid-19 recentemente precisa aguardar 10 dias após a recuperação.

Mais Saúde

A cidade do Rio ganhou, em 2022, o mais moderno complexo de saúde pública da América Latina. Num investimento de R$ 250 milhões, o Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, será a maior estrutura desse setor no município, com capacidade para 113 mil exames, consultas e procedimentos por mês. Primeira unidade a entrar em funcionamento, o Centro Carioca de Especialidades (CCE) já realizou mais de 11 mil atendimentos, que, junto com outras ações da Secretaria de Saúde para ampliação da oferta de vagas, auxiliaram para a redução das filas do Sistema de Regulação (Sisreg). As próximas unidades a serem inauguradas dentro do complexo são o Centro Carioca de Diagnóstico (CCD) e o Centro Carioca do Olho (CCO).

Em dois anos de gestão, 117 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) já receberam melhorias, sendo que 64 delas passaram por reformas completas. Já foram contratados 3.452 profissionais e há processos seletivos em curso para a admissão de outros médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde para diversas regiões da cidade.

Com a ampliação do atendimento, vários processos seletivos para a contratação de profissionais foram abertos e a rede municipal de saúde já conta com 1.297 médicos a mais do que na gestão anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *