Honorato e Hernandes disputam competição no Japão

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 30 de dezembro de 2004 as 15:44, por: CdB

Os judocas Carlos Honorato e Daniel Hernandes representarão Brasil na Copa Jigoro Kano, no Japão. A competição, que homenageia o Professor Jigoro Kano, fundador do Instituto Kodokan em 1822 e “pai” do judô, tem como objetivo difundir e desenvolver a modalidade.

O evento acontece no dia 9 de janeiro e pela segunda vez será disputado apenas no peso absoluto (sem limite de peso, assim como em 2001). Os judocas embarcam para o Japão no dia 4 de janeiro.

– Será um bom início de preparação para a temporada de 2005. Após o torneio, vai acontecer um treinamento especial e esses intercâmbios são sempre muito importantes. Como é a minha segunda participação, estou mais confiante, pois já sei como é o sistema de disputa do torneio – disse Honorato.

Medalha de prata no peso médio nos Jogos de Sidney-2000, o judoca foi campeão absoluto no último Pan-Americano, disputado na Venezuela.

– A gente tem a vantagem de ter agilidade. Esse é o segredo para vencer um peso pesado, pois eles perdem o fôlego logo. O que eu não posso querer é medir forças com eles – explicou Honorato.

Já o pesado Daniel Hernandes afirmou que ficou feliz em ser lembrado para a competição.

– É uma competição tradicional e foi muito importante para mim ser lembrado. Isso mostra que o meu trabalho está sendo bem feito e observado. Na Copa Jigoro Kano não tem moleza. As pessoas acham que eu sou um cara grande, mas elas não têm noção do tamanho dos judocas que disputam esse torneio – comentou Hernandez.

O vencedor da Copa Jigoro Kano receberá US$ 24 mil, o segundo colocado ganhará US$ 8 mil e o terceiro receberá um laptop.

O único brasileiro a vencer a Copa Jigoro Kano foi Sérgio Pessoa, em 1986. Aurélio Miguel (1986), Douglas Vieira (1986), Fúlvio Myiata (1995) e Henrique Guimarães (1995) ficaram com o bronze.

Dos 67 campeões nas diversas categorias da competição até hoje, apenas 16 não são japoneses.