Homem mais rico do mundo nos anos 80 é preso em Tóquio

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 3 de março de 2005 as 07:36, por: CdB

Yoshiaki Tsutsumi, que foi o homem mais rico do mundo na década de 80, ao consolidar um império econômico levantado por seu pai depois da Segunda Guerra Mundial, foi preso, nesta quinta-feira, sob a acusação de informações falsas desde a explosão da bolha econômica.

Tsutsumi, de 70 anos, por muito tempo presidente da empresa Seibu, será interrogado sobre as acusações de falsificação das contas de uma empresa e de venda ilegal de ações para a mesma empresa antes da explosão do escândalo de outubro.

De acordo com a rede de televisão NTV, Tsutsumi admitiu as acusações.

Tsutsumi, pertencente a uma família ligada ao setor imobiliário, foi designado pela revista Forbes como a pessoa mais rica do planeta durante quatro anos seguidos até 1990, quando sua fortuna foi avaliada em 16 bilhões de dólares.

Em 2004 ele ocupava a posição 159 na lista, com três bilhões de dólares, já que seu império desmoronou quando explodiu a bolha imobiliária.

Em outubro do ano passado, Tsutsumi renunciou à presidência de empresas como a rede Prince Hotel, a Seibu Construction e a Kokudo.