Homem atira contra consulado italiano em Istambul

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 2 de novembro de 2006 as 16:36, por: CdB

Um homem disparou tiros em frente ao consulado italiano em Istambul, antes de uma visita planejada pelo papa Bento 16 à Turquia. Segundo um porta-voz da embaixda, ninguém ficou ferido. Uma rede de TV disse que o homem agiu em protesto contra a visita do papa ao país de maioria muçulmana. A viagem será entre 28 de novembro e 1o de dezembro.

– Posso confirmar que o homem estava atirando em frente ao consulado -, disse o porta-voz da embaixada italiana em Ancara, Antonino Maggiore.

A primeira visita de Bento 16 à Turquia tem causado polêmica após ele ter feito uma citação a um imperador bizantino visto como crítico do profeta Maomé, durante palestra numa universidade alemã em setembro.

– Acreditamos que isto seja um incidente isolado e não vai atrapalhar a calma geral dos preparativos para a viagem -, disse o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

O líder dos mais de um bilhão de católicos do mundo expressou seu arrependimento diante da reação negativa da comunidade islâmica, mas não chegou a fazer um pedido de desculpas como exigiam muitos muçulmanos.