Herchcovitch transfere moça da Renascença para dias de hoje

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 18 de janeiro de 2006 as 21:52, por: CdB

Alexandre Herchcovitch resgatou uma nobre italiana da Renascença, agregando a seus vestidos de mangas bufantes referências contemporâneas como jaquetas curtas de lã prateada. O estilista apresentou sua coleção feminina de outono-inverno nesta quarta-feira, no São Paulo Fashion Week.

– Gosto de misturar tecidos leves com pesados para ter um caimento diferenciado – disse Herchcovitch após a apresentação, no backstage, cercado por inúmeras câmeras de TV e repórteres.

Ele contou ter tirado inspiração de um retrato de uma nobre italiana feito por Leonardo Da Vinci, chamado “A Dama com Arminho”, imaginando como seria seu guarda-roupa, caso ela fosse transportada para as cidades e ruas do século 21. O desfile começou com looks em preto, como um vestido em silhueta A marcado na cintura, com mangas bufantes e sobreposto por uma espécie de escudo também preto, que lembrava tanto armaduras de cavaleiros medievais como protetores de motoqueiros.

As estampas apareceram discretas no começo, em peças usadas por baixo de anáguas transparentes. Depois, surgiram nas peças principais, como vestidos levinhos em diversas alturas, enchendo a passarela de cores. O estilista usou estamparia floral em vestidos de crepe de seda ou tafetá. Uma estampa trazia flores em branco, vinho e preto, enquanto outra era composta de tons de verde, com copas de árvores sobrepostas e um cachorrinho escondido entre elas.

O desfile fechou com a mistura desses tecidos estampados numa mesma peça, colocados na forma vertical, como listras. As tops Michelle Alves e Luciana Curtis apresentaram criações mais sóbrias, na primeira parte do desfile. A primeira entrou de vestido tomara-que-caia com um corselete de lamê texturizado por cima. Curtis desfilou um sobretudo pesado, fechado na frente, com uma bota de saltinho comprida de couro e fivelas nas laterais.
Dez mastros com bandeiras no estilo medieval decoravam a passarela, exibindo uma caveira, símbolo da marca, ou as iniciais do estilista.