Helicópteros de Israel atacam fábrica na Faixa de Gaza

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 26 de setembro de 2004 as 17:45, por: CdB

Helicópteros israelenses destruíram uma fábrica de bombas em campo de refugiados na Faixa de Gaza neste domingo. Este é o mais recente ataque num ciclo de violência que ameaça complicar o plano de Israel de retirar-se do território.

O mísseis lançados sobre Khan Younis atingiram o que fontes do exército israelense disseram ser uma fábrica onde militantes do grupo Hamas produziriam bombas para canhões, após um ataque por terra ao campo, que resultou na morte de um palestino e na destruição de algumas casas.

Israel acirrou seu movimento no sábado passado após palestinos atacarem um assentamento judeu próximo, que acabou na morte de uma mulher de 24 anos.

A violência tem piorado na Faixa de Gaza. A retirada do exército era planejada pelo primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, para o final de 2005.

Os rebeldes querem que a saída dos israelenses seja retratada como uma expulsão. Os líderes do assentamento dizem que, após a morte da mulher, a determinação de Sharon para abandonar a Faixa de Gaza apenas estimulou mais ataques contra israelenses.

Sharon não pode abrir brechas à violência por parte dos rebeldes se quiser vencer a parte dentro da sua coalizão de direita que é contra a retirada das tropas de Gaza e se quiser vencer a briga com os grupos assentados que se recusam a sair.