Havaí alertou a Tailândia uma hora antes do maremoto

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 6 de janeiro de 2005 as 07:10, por: CdB

O Centro de Alertas de Maremotos do Havaí (EUA) advertiu ao Observatório Meteorológico da Tailândia com uma hora de adiantamento das ondas gigantes (tsunami) que poderiam arrasar as praias do sul tailandês, informou, nesta quinta-feira, o jornal <i>The Nation</i>.

O diretor de área do observatório tailandês, Burin Vejbanterg, declarou ao jornal que o centro hawaiano informou por telefone do risco de o terremoto de 9,0 graus de magnitude, que sacudiu a ilha de Sumatra (Indonésia) em 26 de dezembro, causar ondas gigantes que poderiam alcançar a Tailândia, como de fato ocorreu.

Segundo o especialista tailandês, os telefones do observatório não deixaram de soar em toda a manhã desse domingo 26 de dezembro e, quando as ondas atingiram o litoral tailandês, ainda esperavam a autorização das altas instâncias oficiais para realizar um anúncio público.

O governo da Tailândia anunciou na semana passada a abertura de uma investigação para averiguar por que não se alertou a população para o perigo do desastre natural.

Por outro lado, o Observatório tailandês pediu hoje calma à população do sul do país depois de um tremor causado por um sismo de 6,2 graus de magnitude ocorrido em Sumatra.

O terremoto provocou alarme e pânico em algumas comunidades situadas no litoral das províncias de Phuket, Phang Nga e Krabi, as mais afetadas pelo maremoto do 26 de dezembro.

O Ministério do Interior da Tailândia confirma até o momento 5.291 mortos, incluindo 2.510 estrangeiros, e 3.716 desaparecidos.