Haiti marca eleição presidencial para 7 de fevereiro

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 9 de janeiro de 2006 as 11:51, por: CdB

Autoridades eleitorais do Haiti marcaram no domingo para 7 de fevereiro as eleições presidenciais do país, que já foram adiadas diversas vezes desde novembro. O anúncio ocorre um dia depois de o general brasileiro à frente da missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti ter sido encontrado morto. O pleito deveria ter acontecido neste domingo, mas o conselho eleitoral cancelou a votação na semana passada sem ter anunciado uma nova data.

– Para nós, esse cronograma é oficial e final. Discutimos isso com o governo, que não tem objeções -disse por telefone Rosemond Pradel, secretário-geral do conselho eleitoral.

Será a primeira eleição desde que o presidente Jean-Bertrand Aristide foi pressionado a deixar o cargo em meio a uma revolta armada, em fevereiro de 2004. Ele era acusado de corrução e de despotismo. Um segundo turno poderá ocorrer em 19 de março se nenhum dos 34 candidatos registrados obtiver uma maioria absoluta dos votos. Uma eleição para governos locais acontecerá no dia 30 de abril, de acordo com Pradel.