Guia para você aprender tudo sobre o Bitcoin

Arquivado em: Comércio, Internet
Publicado quarta-feira, 16 de outubro de 2024 as 16:36, por: CdB

O Bitcoin é hoje em dia a criptomoeda mais conhecida do mercado. Criada em 2009, ela foi a invenção de uma pessoa ou de várias; não se sabe exatamente por que foi apenas usado um pseudônimo: Satoshi Nakamoto.  Desde lá a criptomoeda ganhou o mundo virtual e real e o preço do Bitcoin é uma informação tão relevante quanto o preço de moedas de vários países ou de ações de empresas multibilionárias.

bitcoin
Imagem meramente ilustrativa – Foto de Woliul Hasan na Unsplash

Foi estipulado na altura da criação que o Bitcoin ou BTC teria uma oferta limitada a 21 milhões de unidades que seriam mineradas até 2140, sendo que atualmente existem aproximadamente 19 milhões de BTCs em circulação.  O Bitcoin é uma forma de dinheiro eletrônico em que duas pessoas tem a possibilidade de receber ou então transferir a moeda virtual sem que haja a necessidade de qualquer tipo de intermediação, seja de bancos ou outras instituições.

O BTC e outras moedas digitais ou virtuais não obedecem a nenhum tipo de controle nem de governos ou Bancos Centrais: ela flutua conforme a lei da oferta e da procura.

O Blockchain: cadeia de inovação

Em relação à sua segurança, ela utiliza a tecnologia chamada de blockchain que permite a transferência de dados com absoluta segurança e de maneira absolutamente transparente sem nenhuma validação de qualquer outro órgão externo.

A tecnologia Blockchain é na verdade um livro contábil digital, um banco de dados enorme que utiliza a criptografia, onde as transações são acompanhadas pelos usuários de maneira clara e para que tenham acesso às transações com absoluta privacidade.

Trata-se de uma cadeia de blocos conectados onde cada um dos blocos contém os registros das transações. É um sistema totalmente seguro porque todas as transações ficam registradas de maneira permanente sendo impossível alterá-las ou mesmo desfazer essas transações.

Inicialmente o Bitcoin foi criado para ser um método inovador de pagamento com o objetivo de se adquirir qualquer tipo de bem ou serviço, mas isso acabou não ocorrendo com a velocidade esperada, apesar de existirem milhares de locais onde podemos pagar ou consumir com o BTC.

Hoje existem sites de e-commerce como Microsoft Store e outros tipos de comércios que aceitam pagamento em Bitcoins. Ainda há muito campo para conquistar.

Investindo em BTC

Depois de anos como um ativo visto com uma certa desconfiança, o seu crescimento em valor e importância chamou a atenção dos investidores. A intenção principal foi ampliar o portfólio de investimentos.

Graças a sua vertiginosa valorização desde seu lançamento se tornou uma das criptos mais negociadas segundo um levantamento divulgado por Einar Rivero, CEO da Elos Ayta Consultoria. No primeiro semestre de 2024 o BTC teve uma valorização de 63,26% no acumulado dos últimos seis meses.

Para quem tem interesse em comprar BTCs o caminho mais indicado é através de uma Exchange que são corretoras especializadas em negociação de Bitcoins e outras moedas virtuais, como, por exemplo, a Binance.  O cuidado com a segurança deve ser o primordial, para evitar golpes e fraudes.

Antes mesmo de entrar nesse mercado de criptomoedas o investidor deve ter muito claro qual é o seu perfil de investidor, afinal é um mercado de risco ou de renda variável. Não é nem um pouco aconselhável para aqueles investidores que tenham um perfil conservador.

Como já dissemos anteriormente esse mercado segue a lei da oferta e da procura, sendo assim é muito volátil, esses ativos estão sempre expostos a súbitas subidas e descidas são riscos de sistema, vulnerabilidades e outros fatores externos como crises em geral políticas e financeiras que podem afetar a cotação dessas moedas virtuais.

 

O Bitcoin veio para ficar

Não resta a menor dúvida que investir em Bitcoins pode ser uma boa opção para diversificar sua carteira, inclusive é possível adquirir apenas uma fração da moeda, além do mais não existe um valor mínimo de investimento.

Para quem está iniciando nesse mercado é a possibilidade de realizar um investimento pequeno e ir aumentando com o tempo, mas tenha em mente o seu perfil de investidor, aplicar seu dinheiro em BTCs ou outras moedas virtuais é mais indicado para os investidores mais arrojados que não se importam em arriscar sabendo que poderão lucrar muito ou simplesmente perder dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *