Guga se prepara para os Grnd Slams

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 18 de janeiro de 2004 as 13:58, por: CdB

Todo ano a história se repete: o primeiro Grand Slam da temporada não traz boas lembranças a Gustavo Kuerten. Em sete participações no Aberto da Austrália, o brasileiro nunca conseguiu passar da segunda rodada.

Neste domingo, por volta das 22h30min (de Brasília), ele estréia no Melbourne Park contra o holandês John Van Lottum.

Disposto a mudar a “sina australiana”, Guga antecipou as férias e fez a pré-temporada mais longa dos últimos anos, mesclando trabalhos em quadras de saibro e de cimento.

A desculpa de ser um jogador de saibro já não cola mais. Afinal, após se recuperar da cirurgia no quadril, sofrida em fevereiro de 2002, Guga venceu três torneios em quadras duras (Brasil Open, Torneio de Auckland e de São Petersburgo). Neste período, seu desempenho neste tipo de quadra passou a ser de 69,2%, pouco menos que o desempenho no saibro durante toda sua carreira (73,7%).

Até na rápida grama de Wimbledon Guga tem desempenho melhor do que na Austrália: ele foi às quartas-de-final em 1999.

No ano passado, Guga chegou a Melbourne embalado pelo título em Auckland, mas caiu diante do tcheco Radek Stepanek, seu segundo rival. O adversário de hoje não tem resultados expressivos, mas Guga tem motivos para se precaver.

No último confronto – estréia do Torneio de Wimbledon-2003 -, Guga perdia por 6-3 e 2-3 quando o holandês abandonou a partida devido a uma lesão no ombro.

– Não é que eu jogue mal na Austrália. Todos os anos que eu joguei, tive chance de ganhar. Sempre perdi jogos duros aqui e algumas vezes até com match point – diz Guga.