Guarda Municipal realiza ação educativa com moradores na Zona Sul

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 19 de agosto de 2015 as 14:02, por: CdB

Por Redação, com ARN – do Rio de Janeiro:

A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) realizou, nesta quarta-feira, uma ação de conscientização sobre posturas municipais com moradores de Ipanema. na Zona Sul da cidade. A iniciativa aconteceu na Praça Nossa Senhora da Paz e teve como objetivo orientar a população sobre algumas das principais queixas recebidas pela GM-Rio: circulação de bicicletas e de animais em locais públicos. No local, haverá ainda apresentação da Banda de Música da GM-Rio e dos cães do Canil.

A GM-Rio estuda levar a iniciativa para outras áreas da cidade
A GM-Rio estuda levar a iniciativa para outras áreas da cidade

Durante a campanha, os agentes da Unidade de Ordem Pública (UOP) do Leblon e Ipanema distribuiram folhetos com informações sobre orientações e regras de trânsito para ciclistas, que não devem trafegar nas calçadas. Haverá também orientações a respeito da permanência de animais em locais públicos, como o uso de focinheiras e mordaças.

A Praça Nossa Senhora da Paz também foi palco para apresentação de mais uma edição do programa “Banda na Praça”, que leva o melhor da música instrumental aos locais públicos da cidade como praças e parques. O público presente poderá ainda assistir à equipe do Showdog, do Grupamento de Cães da Guarda (CGC), mostrando a habilidade dos cães da Guarda Municipal.

A campanha de conscientização é uma parceria da Guarda Municipal com as associações de moradores do bairro e com o Conselho Comunitário de Segurança da região, além de um shopping local. A ideia surgiu a partir das solicitações da própria população junto à Guarda Municipal.

A GM-Rio estuda levar a iniciativa para outras áreas da cidade. Outra ação do tipo está prevista para acontecer em setembro, no Leblon.

Naves do Conhecimento

A Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT) do Rio e a Associação Sequoia Foundation promoveram, nesta quarta-feira, a formatura de 975 alunos do curso de inglês “EnglishWorks”, turmas do 1º semestre de 2015. As aulas foram realizadas nas oito Naves do Conhecimento da cidade e a entrega dos certificados será feita por vídeoconferência, com a participação do secretário Franklin Coelho e diretores da associação, utilizando os equipamentos existentes nestes espaços comunitários de alta tecnologia.

A transmissão da solenidade será em rede, englobando as três naves existentes na Zona Oeste, as cinco localizadas na Zona Norte e o gabinete do secretário, no Centro. Esta ação só é possível graças aos equipamentos e ferramentas tecnológicas disponíveis nas Naves, como lousa digital e o software Webex, próprio para este tipo de interação.

Nesta quarta-feira, os formandos das Naves da Penha, Madureira, Padre Miguel e Triagem receberam seus diplomas, certificando que concluíram o curso de inglês gratuíto e se capacitaram no uso da tecnologia para o estudo à distância. Na próxima sexta-feira, será a vez dos alunos das Naves de Santa Cruz, Vila Aliança (Bangu), Irajá e Nova Brasília, no Complexo do Alemão.

O “EnglishWorks” utiliza o “Moodle”, software livre de apoio à aprendizagem que permite a criação de cursos on line, páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de estudo e que está disponível em 75 idiomas diferentes. Os 240 alunos que se destacaram na utilização deste aplicativo durante o curso, vão ganhar como prêmio um passeio, acompanhado de almoço, na Quinta da Boa Vista.

Os professores utilizam o “Moodle” como ponto de partida para o aprendizado à distância, combinando-o com ferramentas Web para aumentar a produção dos alunos e capacitá-los coletivamente, tornando-os capazes de, à distância, realizar tarefas de pesquisas e completar projetos que são compartilhados nas aulas presenciais.