Grupo ameaça decapitar advogado que defender Saddam

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 8 de julho de 2004 as 08:26, por: CdB

Com rifles e lançadores de granada na mão, homens mascarados ameaçaram nesta quinta-feira, em uma mensagem gravada, degolar qualquer advogado que defenda o ex-ditador iraquiano Saddam Hussein.

“O grupo Saif al-Allah (espada de Deus), pertencente à Jihad Islâmica, alerta todos que defenderem o caso criminal do covarde criminoso Saddam…que iremos cortar seus pescoços antes que vocês cheguem”, afirmou um atirador, lendo um texto. Na fita entregue à Reuters, o atirador diz que o aviso servia para “advogados iraquianos, árabes e estrangeiros que assumirem o caso”.

Saddam e 11 de seus ex-colaboradores compareceram diante de um tribunal do Iraque na quinta-feira passada para ouvir acusações que poderão levar a um indiciamento por crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio. O ex-líder foi derrubado por forças lideradas pelos EUA em abril do ano passado.

O julgamento de Saddam não deve começar nos próximos meses, mas uma equipe de mais de 21 profissionais, a maioria advogados árabes, expressou temor por sua segurança pessoal no Iraque. “Estamos recebendo uma ameaça atrás da outra”, contou nesta quarta-feira o coordenador da equipe, Mohammed Rashdan.