Gripe do frango: China sacrifica 22.000 aves para frear surto

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 8 de julho de 2004 as 04:49, por: CdB

Pelo menos 22.000 aves foram sacrificadas e outras 120.000 vacinadas na província de Anhui, no leste da China, para frear o primeiro surto de gripe do frango seis meses depois que se detectasse o último caso no país, informou, nesta quinta-feira, o jornal ‘South China Morning Post’.

– Ainda não finalizamos os sacrifícios previstos em um raio de três quilômetros em torno da criação onde se confirmou o surto –  disse Zhu Tonggui, porta-voz do departamento de prevenção da gripe do frango na cidade de Chaohu, em declarações publicadas pela agência oficial Xinhua.

Além disso, a Tailândia informou ontem sobre um novo surto de gripe do frango, que matou aproximadamente 7.000 aves nas últimas duas semanas na província central de Ayutthaya.

Pequim confirmou ontem à Organização Internacional de Epizootias (OIE) que o surto de gripe do frango na cidade era causado pelo vírus mortal H5N1 que, seis meses atrás, matou 15 pessoas no Vietnã e 7 na Tailândia, afetando 12 países, a maioria asiáticos.

As vacinações de aves estão sendo feitas num raio de 8 quilômetros em relação ao local onde o surto foi localizado, uma zona na qual estão situadas cerca de 3.000 criações familiares, declarou Zhang Zhongqiu, subdiretor do Escritório de Criação de Animais e Veterinária do ministério chinês de Agricultura.

– A criação onde se iniciou o surto está numa região junto ao lago Chaohu, no topo de uma colina. De um ponto de vista geográfico, podemos dizer que trata-se de um caso isolado – declarou Zhang à Xinhua.

O subdiretor reiterou que o vírus poderia ter sido transmitido pelas aves migratórias, uma teoria que está sendo rechaçada por alguns especialistas.

– A transmissão por aves migratórias é uma opinião sem fundamentos científica, que vem sendo difundida por grande parte da imprensa – afirmou Xu Weishu, vice-presidente da Sociedade China de Ornitologia, ao jornal ‘South China Morning Post’.

As autoridades chinesas proibiram a exportação de produtos avícolas da província de Anhui, isolaram as zonas afetadas e foram fornecidos 175.000 mililitros de vacinas, 2.000 quilos de desinfetante, material enviado a 40 especialistas a zona.

No início do ano, a chamada gripe do frango afetou o Camboja, Canadá, China, Estados Unidos, Paquistão, Indonésia, Japão, Laos, Coréia do Sul, Taiwan, Tailândia e Vietnã, embora só tenham sido registradas mortes por infecção em humanos nestes dois últimos países.