Grêmio afunda o Flamengo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 6 de julho de 2003 as 20:13, por: CdB

No duelo dos desesperados, melhor para o Grêmio. Jogando em casa e demonstrando mais determinação do que o adversário no primeiro tempo, o Tricolor gaúcho derrotou o Flamengo por 2 x 0 neste domingo, no Estádio Olímpico, gols de Flávio e Ânderson Lima. Com isso, chegou a 18 pontos no Campeonato Brasileiro, estando ainda três atrás do clube carioca.

Na quarta-feira, as duas equipes voltarão a campo. O Flamengo receberá o Juventude no Maracanã, enquanto o Grêmio terá pela frente o Paraná Clube, no Pinheirão, em Curitiba. Mesmo que vençam, seguirão longe do Cruzeiro, líder da competição, que soma 31 pontos.

O início do jogo mostrou o porquê de ambos os times estarem à beira da crise. Os gaúchos pelo menos se mostraram mais ligados, ganhando as divididas e se lançando ao ataque, só que de forma desorganizada. Já os cariocas demoraram a perceber que o duelo começara, deixando irritado o técnico Nelsinho Baptista.

O primeiro lance de emoção aconteceu aos 14 minutos. Após boa jogada de Douglas, Cláudio Pitbull bateu de primeira, de fora da área, e Diego defendeu com dificuldade. O Flamengo deu o troco aos 22 minutos: Luciano invadiu a área pela direita e disparou cruzado para Danrlei espalmar para frente. Na sobra, Fábio Baiano concluiu mal.

O Grêmio voltou à carga e, quatro minutos depois, Flávio recebeu pela esquerda, invadiu a área, driblou Luciano e bateu colocado, vencendo Diego. O Flamengo acusou o golpe e o time da casa se aproveitou para partir em busca do segundo gol. Deu certo: aos 32 minutos, Ânderson Lima acertou o canto direito em cobrança de falta. Mais uma vez, o goleiro foi lento para a bola e teve de buscá-la na rede.

Depois do sermão de Nelsinho Baptista no vestiário, o time carioca voltou aceso para o segundo tempo. Aos 9 minutos, Zé Carlos arriscou de fora da área e por pouco não acertou o alvo. Porém, Fabinho recebeu cartão vermelho cinco minutos depois, esfriando a reação rubro-negra.

Mesmo assim, o Flamengo seguiu forçando a barra na tentativa de diminuir a desvantagem. O Grêmio facilitou, recuando inexplicavelmente e limitando-se a explorar os contragolpes. Aos 20min, Luciano cruzou da direita, André Bahia completou na pequena área e Danrlei rebateu como pôde, evitando o gol. Aos 31, Cássio cobrou falta e o goleiro deteve a bola outra vez.

Mais três minutos e o Tricolor disparou chute pela primeira vez na fase final, com Edu mandando de longe para boa defesa de Diego. Daí para frente, os visitantes continuaram tentando marcar sem sucesso, sempre esbarrando no medroso adversário, que poderia ter goleado caso confiasse no próprio taco.

GRÊMIO 2 x 0 FLAMENGO

Grêmio
Danrlei, Ânderson Lima, Anderson Polga, Claudiomiro (Adriano) e Roger; Amaral, Edu (Renato), Rodrigo (João Roberto) e Douglas; Cláudio Pitbull e Flávio.
Técnico: Darío Pereyra

Flamengo
Diego, Luciano (Rafael), Fernando, André Bahia e Cássio; Fabinho, Jonatas, Fábio Baiano e Igor (Alan); Zé Carlos (Vinícius) e Jean.
Técnico: Nelsinho Baptista

Data: 6/7/2003 (domingo)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Renda: R$ 69.295
Público: 8.208 pagantes
Árbitro: Sálvio Espíndola Fagundes Filho (SP)
Assistentes: Márcio Luis Augusto (SP) e Evandro Lins Silveira (SP)
Cartões amarelos: Fernando, Fabinho, Edu, Amaral, Cássio e Douglas
Cartão vermelho: Fabinho, aos 14min do segundo tempo.
Gols: Flávio, aos 26min, e Ânderson Lima, aos 32min do primeiro tempo.