Grã-Bretanha vai sediar negociações sobre Oriente Médio

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 6 de dezembro de 2004 as 08:53, por: CdB

A Grã-Bretanha conseguiu apoio dos Estados Unidos para sediar uma conferência de paz internacional sobre o Oriente Médio em Londres, no começo do próximo ano, afirmou nesta segunda-feira o jornal Daily Telegraph. Mas uma fonte política israelense disse que o Estado judaico opõe-se à idéia.

O jornal, citando fontes diplomáticas não-identificadas, afirmou que o primeiro-ministro Tony Blair vai discutir detalhes do plano com líderes israelenses e palestinos durante uma visita ao Oriente Médio neste mês.

Blair já declarou que a resolução do conflito israelo-palestino é uma prioridade da política internacional, ligando o assunto à luta contra o terrorismo. Autoridades britânicas não estavam disponíveis para comentários sobre a notícia do Telegraph.

A conferência aconteceria no final de janeiro ou no começo de fevereiro e contaria com a presença de ministros estrangeiros. Não está claro se Israel enviaria uma delegação desse escalão, afirmou o Telegraph. A fonte política israelense disse que seu país não recebeu nenhuma indicação dos EUA sobre tal encontro e continua a se opor a tal iniciativa.