Governo quer iniciar nesta terça-feira a votação da Previdência

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 4 de agosto de 2003 as 16:47, por: CdB

O deputado Professor Luizinho (PT-SP), um dos vice-líderes do governo na Câmara, disse que o governo pretende obter um quórum alto na Câmara nesta terça-feira para começar a votar a proposta de reforma da Previdência.

A idéia, segundo ele, é começar a discutir a proposta na sessão extraordinária convocada pelo presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), para a parte da manhã e, caso o governo consiga esgotar a discussão, votá-la nesta terça mesmo.

Luizinho disse que a liderança do governo na Câmara, o PT e os líderes dos demais partidos da base aliada estão convocando suas bancadas para dar quórum amanhã. Ele negou que essa estratégia tenha sido montada para evitar a coincidência da votação com a marcha dos servidores públicos, marcada para quarta-feira, data originalmente prevista para o início da votação da reforma.

– A Câmara vai trabalhar com seu calendário. Não estamos antecipando. Estamos dentro do programado – afirmou. Segundo Luizinho, o movimento dos servidores é legítimo, faz parte do processo democrático, mas é inaceitável um grupo pensar que fisicamente pode impedir os trabalhos do Congresso.

O vice-líder previu que a emenda de reforma deverá ter 340 votos da base aliada. Ele informou também que, se amanhã houver condições de votar o texto base da proposta e iniciar a votação dos destaques, isso será feito.

Caso contrário, os destaques poderão ficar para quarta-feira. Luizinho confirmou que nesta segunda, às 20 horas, na reunião dos líderes da base com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, será fechada a estratégia de votação da reforma e deverão, também, ser discutidas as possíveis alterações que o governo admite na proposta.