Governo quer criar um sistema nacional de assistência técnica rural

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 3 de abril de 2003 as 19:22, por: CdB

O Ministério do Desenvolvimento Agrário pretende desenvolver, com o Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o programa de construção do Sistema Nacional de Assistência Técnica, que fortalecerá a agricultura familiar no país.

O projeto será financiado pelo Fundo para o Desenvolvimento da Agricultura, instituído há uma semana na cidade de Milão, a partir de uma parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com a FAO e com o governo italiano.

De acordo com o secretário executivo do ministério, Guilherme Cassel, das 500 mil famílias que foram assentadas pela reforma agrária, desde 1995, 280 mil não têm e nunca tiveram acesso a nenhum tipo de assistência técnica.

Nesse sentido, “a meta do MDA é que, até o final desse governo, todas as famílias tenham acesso a algum tipo de assistência técnica”, acrescentou o secretário.

Técnicos do ministério e da FAO estão fazendo um levantamento da demanda e dos recursos, a fim de montar um sistema que seja racional e de fácil acesso para os agricultores.