Governo estuda redução de investimentos para estrangeiro ter visto

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 18 de outubro de 2004 as 20:56, por: CdB

O governo estuda a redução do investimento mínimo que empresários estrangeiros precisam aplicar no país para ter direito ao visto permanente, segundo informou o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Márcio Favilla, durante workshop sobre captação de investimentos portugueses no setor de turismo brasileiro.

De acordo com o secretário, hoje o patamar mínimo de investimento exigido é de US$ 200 mil. A questão está sendo analisada pelo Conselho Nacional de Imigração. Favilla informou que a intenção é estimular a fixação de mais investidores no país.

O secretário adiantou que outra ação em estudo é oferecer linhas de crédito para empresários por meio dos fundos constitucionais. Favilla revelou também que setor no país necessita de 3,5 milhões de euros de capital estrangeiro até 2007. Ele disse que 500 milhões de euros já estão em processo de aplicação.

Um das intenções do governo brasileiro, segundo Favilla, é estimular que mais portugueses invistam no turismo no país. Os portugueses, junto com os espanhóis e os italianos lideram aplicação de recursos no setor. Só a empresa aérea portuguesa TAP oferece 34 vôos semanais para capitais brasileiras, em especial no Nordeste.

O secretário-executivo informou que o ministério destinou 80 milhões de euros para melhoria da infra-estrutura turística no país e 8 milhões de euros em treinamento de pessoal este ano. De acordo com Favilla, em 2005 o orçamento do ministério deve passar dos atuais 30 milhões de euros para 50 milhões de euros.