Governo cria comissão para melhorar saúde no Rio

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 27 de julho de 2005 as 16:06, por: CdB

O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, anunciou nesta quarta-feira a criação de uma comissão formada por representantes dos governos federal, estadual e municipal para adotar medidas emergenciais que melhorem a qualidade do atendimento à saúde da população do Rio de Janeiro.

Ele não adiantou os nomes dos integrantes da comissão, que vai operar no Rio, mas ressaltou que algumas medidas já estão sendo adotadas para evitar falta de pessoal e de recursos para pagar os funcionários da Prefeitura que estão trabalhando nos hospitais sob a responsabilidade do Ministério da Saúde.

Segundo Saraiva, será mantido o acordo feito na gestão do ex-ministro Humberto Costa com a prefeitura do Rio de Janeiro pelo qual a União fica definitivamente com os hospitais do Andaraí, Lagoa, Cardoso Fontes e de Ipanema.

As quatro unidades haviam sido municipalizadas, mas, com a intervenção federal na área da saúde no Rio, de fevereiro a abril deste ano, voltaram para a administração da União.

– Estamos agindo prontamente, para não provocar caos no atendimento ou não piorar o atendimento no Rio de Janeiro – afirmou o ministro.

Saraiva Felipe participou nesta quarta da cerimônia de posse do novo diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Luiz Antônio Santini.

Ex-superintendente regional do Inamps no estado do Rio de Janeiro e professor da Universidade Federal Fluminense, Santini assume o cargo no lugar de José Gomes Temporão, que foi nomeado secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.

Na última sexta-feira, Saraiva Felipe participou de reunião, a portas fechadas, com os secretários de Saúde do estado, Gilson Cantarino, e do município, Ronaldo César Coelho, na sede da Fundação Oswaldo Cruz, para discutir as providências que devem ser adotadas.

Ele também se encontrou com a governadora Rosinha Matheus e com o prefeito César Maia, para conversar sobre a situação da saúde no estado e no município.

No sábado, ainda no Rio, o ministro participou de reunião técnica com os secretários estadual e municipal de Saúde.