Governo admite que crise nos aeroportos devem durar até 2007

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 14 de novembro de 2006 as 21:09, por: CdB

O governo indicou nesta terça-feira que a crise nos aeroportos deve se estender pelos feriados do Natal e Ano Novo. O ministro da Defesa, Waldir Pires, afirmou que a expectativa é que a situação só esteja normalizada num prazo de 60 dias, ou seja, apenas em janeiro os aeroportos devem voltar a operar sem atrasos. Neste período, o governo irá estudar medidas para atender aos controladores de tráfego aéreo e evitar novas “greves brancas”.

Waldir Pires esteve esta tarde com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, o presidente está “ansioso” por uma solução. O governo criou nesta véspera de feriado um grupo de trabalho que contará com a participação dos ministérios da Defesa, Fazenda, do Planejamento, da Advocacia Geral da União, do Comando da Aeronáutica, da Anac (Agência Nacional de Aviação) e da Infraero. Num prazo de 60 dias, o grupo deve analisar medidas como a formulação de uma carreira civil para os controladores. Dos 3.700 controladores, apenas 700 são civis.

– Eu creio que 60 dias sejam suficientes para normalizar tudo, mas pode ser antes. Nós vamos, dentro de 60 dias, chegar a uma conclusão de diagnóstico e de proposição -, afirmou.

Waldir Pires disse que a criação do grupo de trabalho, somada a realização de concurso público e a recontratação de 40 aposentados para voltar a atuar imediatamente deve amenizar os problemas nos próximos dias.

– O grupo de trabalho vai trazer todos os controladores para uma idéia de participação comum. Esta é uma velha aspiração deles, desde o começo dos anos 90. Não é dividir, é organizar o controle aéreo dentro -, justificou.