Gorila morre após cirurgia experimental nos EUA

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 19 de maio de 2004 as 22:53, por: CdB

O gorila Kubi, que atraiu a atenção mundial ao ser submetido recentemente a uma inédita cirurgia de extração de um pulmão, morreu nesta terça-feira. O gorila, de 29 anos e 191 kg, foi operado há onze dias por 12 horas. A informação foi divulgada nesta quarta-feira por fontes do zoológico de San Francisco.

Nos últimos anos, Kubi sofria de tosse crônica e de infecções pulmonares que não reagiam aos medicamentos. Recentemente, o quadro evoluiu para pneumonia. Os médicos disseram que, ao abrir o peito do animal, descobriram que o pulmão direito estava praticamente inválido, e que por isso ele não sobreviveria sem a operação.

De acordo com Chan, o gorila tinha um risco de 30% de morrer durante a operação e 50% no pós-operatório. A expectativa de vida dos gorilas dessa espécie é de 35 anos. Proporcionalmente, é como se Kubi fosse um humano que morresse aos 60. O motivo da morte foi uma hemorragia interna, decorrente de complicações de uma infecção.

“Sempre dissemos que os primeiros dez dias a duas semanas seriam críticos. Kubi estava indo bem, cheio de energia e evoluindo realmente bem. É muito triste”, afirmou Chan.

Kubi, que nasceu no zôo de San Francisco, tinha uma companheira de 22 anos. Ele teve dois filhos machos e uma fêmea. “Eles sabem que é uma perda. Perderam seu líder e estão estressados. Está muito melancólico aqui”, disse Chan.