Gays dos EUA prometem lutar pelo casamento em todo o país

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 18 de maio de 2004 as 17:18, por: CdB

Enquanto os conservadores norte-americanos faziam campanha para anular as uniões homossexuais já oficializadas em Massachusetts, ativistas prometiam na terça-feira pressionar o país a adotar o casamento entre pessoas de mesmo sexo em todo o país.

Centenas de casais de gays e lésbicas faziam fila para obter a permissão para o casamento, e dezenas se casaram na própria segunda-feira, quando Massachusetts se tornou o primeiro Estado norte-americano a permitir casamentos homossexuais.

Kevin Cathcart, diretor-executivo do grupo de defesa dos direitos dos homossexuais Lambda Legal, classificou a legalização dos casamentos gays em Massachusetts um “avanço incrível”, mas ressaltou que se trata de apenas um entre os 50 Estados do país.

“Ninguém deveria ter de ir para outro Estado ou outro país para ter seu casamento reconhecido”, afirmou. “Não podemos e não vamos descansar enquanto não tivermos igualdade no casamento em todo o país.”

Cathcart lembrou que tribunais da Califórnia, de Nova Jersey, Nova York e Washington estão analisando ações judiciais exigindo direitos para os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, e afirmou acreditar que outras Justiças estaduais tomem decisões semelhantes à de Massachusetts.

O veredicto de Massachusetts dizia que não permitir o casamento homossexual significaria transformar gays e lésbicas em cidadãos de segunda categoria.

“Acho que Massachusetts não ficará sozinho por muito tempo”, afirmou ele.

O fato de casais homossexuais casados em Massachusetts quererem que sua união seja reconhecida em outros Estados também deve suscitar mais ações judiciais.

O governador de Massachusetts, Mitt Romney, alertou os cartórios a dar a licença de casamento apenas a casais que queiram viver no Estado. Mas algumas comunidades ignoraram o conselho do governador e estão dando permissão a todos os casais homossexuais, independentemente do local de residência.

Uma pesquisa feita pelo jornal The Boston Globe mostrou que 10 por cento dos 752 casais que entraram com o pedido de licença na segunda-feira eram de outros Estados.

Enquanto Massachusetts se igualava à Bélgica, à Holanda e a três províncias canadenses que já legalizaram o casamento homossexual, o presidente George W. Bush renovou o apelo por uma emenda constitucional que impeça a união.

Em Massachusetts, os conservadores juraram intensificar os esforços para a emenda à Constituição estadual, definindo claramente o casamento como a união entre um homem e uma mulher.

Os parlamentares já aprovaram uma medida que limita o casamento a casais heterossexuais, mas permite aos homossexuais formar uniões civis. Entretanto, a medida precisa ser aprovada de novo para que seja apresentada aos eleitores em plebiscito em 2006, no mínimo.

Os opositores do casamento gay se concentram, enquanto isso, em tentar provocar a derrota, nas eleições de novembro, dos parlamentares que votaram contra a emenda.

Para o ativista Cathcart, até 2006 o apoio à emenda anticasamento gay vai se reduzir. “Até que ela possa ir às urnas, em 2006, o povo de Massachusetts terá tido dois anos e meio para acordar todo dia e ver que o céu não desabou”, disse.

“Outros Estados já terão reconhecido o direito dos casais de mesmo sexo ao casamento legal.”