G7 vai elogiar o Brasil em próximo encontro

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 5 de abril de 2005 as 13:02, por: CdB

O Grupo dos Sete países mais industrializados do mundo (G7) deve elogiar os esforços do Brasil para reformar a economia e enviar uma “dura mensagem” à Argentina para que o país acerte suas finanças. A informação foi veiculada pela agência de notícias Kyodo, nesta terça-feira, citando o esboço de um comunicado do grupo a ser divulgado na reunião que acontece de 15 a 17 de abril.

O G7 também deve pedir o desenvolvimento de fontes alternativas de energia frente ao nível recorde dos preços do petróleo. A agência também citou que o comunicado deve saudar a escolha de Paul Wolfowitz para a presidência do Banco Mundial.

O G7 considera pedir o uso de “fontes alternativas” de energia, possivelmente gás natural e energia renovável e repetir a solicitação para que nações consumidoras de petróleo – como Estados Unidos e China – promovam eficiência energética. Durante a reunião, a expectativa é de que os membros do G7 confirmem o crescimento estável da economia mundial e reiterem a cooperação para assegurar estabilidade nos mercados de câmbio.

A expectativa é de que o grupo também repita os pedidos para que a China relaxe a política de câmbio fixo, acrescentaram as fontes.