Função da ONU no Iraque é reforçada por projeto de resolução

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 2 de outubro de 2003 as 03:30, por: CdB

O texto revisto do projeto de resolução americano sobre o Iraque, que deve ser apresentado nesta quinta-feira aos membros do Conselho de Segurança da ONU, prevê um reforço do papel das Nações Unidas no país árabe e um rápido retorno da soberania, mas sem dar um calendário preciso.

Esta versão,parece fazer concessões a países como a França, que defende, por exemplo, o retorno da soberania iraquiana o mais rápido possível e o fortalecimento do papel da ONU.

– A soberania do Iraque deve retornar ao Estado iraquiano – diz o texto, acrescentando que ‘o dia em que os iraquianos poderão se administrar sozinhos deve chegar rapidamente’.

O projeto ressalta que a presença da administração americana neste país é ‘de natureza temporária’ e será concluída ‘quando um governo, que represente o povo iraquiano e seja internacionalmente reconhecido, for instalado’.

– A administração no Iraque será progressivamente transferida para as estruturas administrativas iraquianas – aponta o documento, que solicita que o governo dos EUA insista no ‘exercício de transferência de poderes’, assim que for possível.

Além disso, o projeto faz um apelo às Nações Unidas ‘para reforçar seu papel no Iraque’ e lhes dá a possibilidade de supervisionar as próximas eleições, caso seja pedido pelos iraquianos. O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, tinha solicitado que o papel da ONU fosse claramente definido no país árabe.

As primeiras consultas a portas fechadas sobre este texto devem começar a partir de 10h locais (11h de Brasília), sob a direção do embaixador americano, John Negroponte, que assumirá a presidência do Conselho de Segurança durante o mês de outubro.