França eleva atenção ao terrorismo para os Jogos Olímpicos

Arquivado em: Destaque do Dia, Esportes, Esportes Olímpicos, Últimas Notícias
Publicado terça-feira, 16 de julho de 2024 as 13:29, por: CdB

Olivier Christen, procurador nacional antiterrorismo, mencionou o “ressurgimento” do alerta de atenção para “todo o território”, embora tenha sublinhado que o país não está na mira de organizações terroristas internacionais.

Por Redação, com ANSA – de Paris

Faltando poucos dias para a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, as autoridades francesas informaram que estão em alerta para possíveis ataques terroristas, mas garantiram que não há nenhuma ameaça no momento.

O estado de atenção da capital francesa está crescendo desde o final de 2023

Olivier Christen, procurador nacional antiterrorismo, mencionou o “ressurgimento” do alerta de atenção para “todo o território”, embora tenha sublinhado que o país não está na mira de organizações terroristas internacionais.

– Estamos em um clima de tensão que não é novo, já que sentimos que está crescendo desde o final de 2023 e que leva hoje a ter um importante contexto geral de ameaça terrorista. No entanto, os jogos não são alvos específicos de organizações terroristas internacionais –  afirmou o responsável pela Procuradoria Nacional Antiterrorismo (Pnat), em entrevista à emissora de rádio France.

O especialista ainda mencionou que a “ressonância midiática” do megaevento não deixa de torná-lo um potencial “alvo para todos os segmentos ideológicos”.

No contexto da proximidade da cerimônia de abertura dos Jogos de 2024, o aguardado mergulho no rio Sena da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, está confirmado para esta quarta-feira, acompanhado pelo presidente do comitê organizador das Olimpíadas, Tony Estanguet, e pelo prefeito de ×le-de-France, Marc Guillaume.

Desde 2016, o Estado francês investiu pelo menos 1,4 bilhão de euros para “limpar” o famoso rio que banha a capital da nação e deságua no Oceano Atlântico.

Premie da Itália elogia trajetória de Paolini e se diz orgulhosa

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, disse estar “orgulhosa” da tenista Jasmine Paolini, mesmo após a derrota para a tcheca Barbora Krejcikova na final do torneio feminino de simples de Wimbledon, no último sábado.

– Orgulho de Jasmine Paolini. A primeira tenista italiana a chegar à final do prestigiado torneio de Wimbledon. Apesar da derrota, você acendeu o coração dos italianos, conseguindo transmitir determinação e paixão a todos nós que te apoiamos – escreveu Meloni nas redes sociais.

Após a derrota, Paolini disse estar “um pouco triste”, mas garantiu manter o sorriso no rosto. “Procuro continuar sorrindo porque tenho que lembrar que hoje ainda é um lindo dia: estou na final de Wimbledon e quando menina assisti a essa final e torci por Federer. Estar aqui é uma loucura”, afirmou ela.

– De Paris a Wimbledon foram dois meses loucos, e estas duas semanas ainda mais. Foi maravilhoso sentir o amor de todo o público – concluiu a tenista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *