França bate a Inglaterra de virada

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 13 de junho de 2004 as 18:19, por: CdB

A França esperou até os 46 minutos do segundo tempo para mostrar que estava em campo. Foi o bastante para conquistar uma sensacional vitória de virada sobre a Inglaterra de virada por 2 x 1, em Lisboa, neste domingo, na partida mais esperada da primeira fase da Eurocopa.

Os franceses, atuais campeões e favoritos à conquista do bicampeonato, se esconderam durante 90 minutos. Zidane, seu principal jogador, estava apagado. Os ingleses, dispostos apenas a se defender e jogar nos contra-ataques, estiveram perto de conquistar a vitória. Mas acabaram surpreendidos.

No primeiro tempo, as únicas jogadas de perigo vieram em bolas erguidas para a área. Pelo lado francês, Trezeguet errou o alvo e mandou por cima do gol de James. Pelo lado inglês, Lampard aproveitou uma falta cobrada por Beckham e marcou, de cabeça, aos 38 min de jogo.

A França voltou mais animada na etapa final e levou perigo em dois chutes de fora da área, de Henry e Zidane. A Inglaterra, ainda mais fechada, praticamente não permitiu que o adversário penetrasse em sua defesa. E ainda teve a chance de ampliar, num pênalti de Silvestre e Rooney. Beckham bateu no canto direito e Barthez espalmou.

O lance não chegou a incendiar os franceses, que timidamente tentavam penetrar no paredão inglês. Até que pintou o talento de Zidane. Aos 46 min, ele cobrou uma falta da entrada da área e pegou James no contrapé, empatando o jogo.

Quando o empate parecia definitivo, Gerrard fez um recuou errado e Henry acabou derrubado pelo goleiro inglês. Zidane bateu com perfeição e decretou a vitória dos “Azuis”, que lideram o Grupo B com três pontos. Croácia e Suíça têm um ponto cada, e a Inglaterra não pontuou.

FRANÇA 2 X 1 INGLATERRA

França
Barthez, Gallas, Thuram, Silvestre (Sagnol) e Lizarazu; Makelele (Dacourt), Vieira, Pires (Wiltrod) e Zidane; Trezeguet e Henry.
Técnico: Jacques Santini

Inglaterra
James, Gary Neville, King, Campbell e Ashley Cole; Gerrard, Lampard, Scholes (Hargreaves) e Beckham; Rooney (Heskey) e Owen (Vassell).
Técnico: Sven Goran-Eriksson

Data: 13/6 (domingo)
Local: estádio da Luz, em Lisboa
Árbitro: Markus Merk (ALE)
Assistentes: Christian Schräer (ALE) e Jan-Hendrik Salver (ALE)
Cartões amarelos: Silvestre, Pires, Lampard e Scholes
Gols: Lampard 38 min do primeiro tempo; Zidane 46 e 47 min do segundo tempo