Forte tremor atinge Tóquio sem sinal de tsunami

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 11 de abril de 2005 as 08:40, por: CdB

Um forte terremoto, com medição de 6,1, sacudiu Tóquio na manhã desta segunda-feira (horário local), mas nenhum alerta de tsunami foi emitido, segundo informações da rede pública NHK.

Não havia relatos imediatos de danos sérios, mas a NHK informou que duas vias expressas para o Aeroporto Internacional de Narita, próximo a Tóquio, tinham sido fechadas para verificações, mas foram rapidamente reabertas. Alguns trens também foram paralisados.

A NHK informou que o terremeto ocorreu às 19h22 (horário de Brasília) com epicentro a cerca de 60 quilômetros abaixo da superfície da terra em Chiba, a nordeste da região metropolitana da capital japonesa.

Um repórter no escritório da NHK em Chiba disse que um tremor foi sentido por cerca de 10 segundos, mas nada caiu das prateleiras.

Terremotos são comuns no Japão, uma das áreas de maior atividade sísmica do mundo. O país registra cerca de 20% dos terremotos do mundo com magnitude igual ou superior a 6.

Em outubro do ano passado, um terremoto com magnitude de 6,8 atingiu a região de Niigata, no norte do Japão, causando a morte de 40 pessoas e ferindo outras 3.000. Aquele foi o terremoto mais fatal desde um tremor de magnitude 7,3, que atingiu a cidade de Kobe em 1995 e que matou mais de 6.400 pessoas.