Fortaleza tem 300 mil doses de vacina contra paralisia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 19 de agosto de 2004 as 10:14, por: CdB

O prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães (PMDB), abre no próximo sábado, no Pirambu (periferia da cidade), a segunda etapa da Campanha Nacional de Multivacinação contra a poliomielite. Pela primeira vez, a campanha vai durar 15 dias e terá 683 postos. O número de postos volantes será de 10, sendo em shopping centers e terminais de ônibus. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar 42.186 crianças menores de um ano de idade. De um a quatro anos, am meta é atingir 173.178 crianças; e de menores de cinco anos, 215.364.

Serão disponibilizadas 300 mil doses de vacina contra a paralisia infantil. Já a dose o número de doses de tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) vai ser de 200 mil. Os postos de multivacinação funcionarão nas unidades de saúde que já contam com salas de vacina e nos locais que oferecem condições físicas para doses injetáveis e de localização estratégica. As vacinas oferecidas serão contra a paralisia infantil para todas as crianças menores de cinco anos, de forma indiscriminada, ou seja, imunização inclusive daquelas já vacinadas anteriormente; tríplice viral para crianças na faixa de um a quatro anos de forma indiscriminada, com exceção daquelas tenham tomado a última dose nos últimos 30 dias.

Além disso, a dupla adulto que protege contra a difteria e tétano será aplicada para a faixa etária a partir dos 11 anos, de forma seletiva, ou seja, iniciando ou completando esquemas, principalmente as mulheres em idade fértil (12 a 49), contra o tétano neonatal. Haverá ainda a tetravalente contra a difteria, tétano e coqueluche e doenças causadas pelo “Haemophilus influenzae” do tipo B. Esta para é para todos os menores de cinco anos, sendo ofertada de forma seletiva, ou seja, iniciando ou completando esquemas em atraso. Outra vacina é contra a hepatite B, para todos os menores de 20 anos de forma seletiva, ou seja, iniciando ou completando esquemas em atraso.