Forças de segurança palestinas assumem posições na Faixa de Gaza

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 21 de janeiro de 2005 as 08:22, por: CdB

Forças de segurança palestinas assumiram posições no norte da Faixa de Gaza na sexta-feira, com o objetivo de conter os ataques de militantes contra Israel e permitir que o presidente Mahmoud Abbas retome o processo de paz com os israelenses.

A movimentação das forças, precedidas por um forte declínio da violência em Gaza nos últimos dois dias, foi um sinal claro de que voltou a haver entre Israel e a Autoridade Palestina uma cooperação inédita nestes mais de quatro anos de conflito.

As forças palestinas disseram que cerca de 2.000 policiais paramilitares estão nas cidades fronteiriças de Beit Hanoun e Beit Lahiya, entre outros locais, para evitar que os militantes lancem mísseis e morteiros contra assentamentos judaicos da Faixa de Gaza e contra o sul de Israel.

Em Beit Hanoun, cenário de ações militares de Israel no passado, policiais armados revistavam veículos e um jipe patrulhava a estrada que leva ao posto fronteiriço de Erez, segundo testemunhas.

A redução da violência é crucial para manter vivas as esperanças de paz criadas pela eleição do moderado Abbas, em 9 de janeiro, para suceder o falecido presidente Yasser Arafat.