Força quer salário mínimo regional para São Paulo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 9 de março de 2005 as 12:41, por: CdB

A Força Sindical vai propor a criação de um salário mínimo regional compatível com o perfil econômico do Estado de São Paulo. A proposta será apresentada durante o congresso que acontece hoje e amanhã na Praia Grande (litoral de SP), que reunirá representantes de cerca de 500 sindicatos do Estado ligados à Força.

Na avaliação do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Mogi e Região, filiado à Força, Eleno José Bezerra, São Paulo tem condições de ter um salário mínimo superior ao nacional, atualmente em R$ 260.

“O valor do salário mínimo tem muito reflexo nas contas das prefeituras. Mas em São Paulo o salário já é diferenciado”, afirmou.

No Congresso, será realizada também a eleição para a direção da Força estadual. Danilo Pereira da Silva, presidente da Federação dos Químicos do Estado de São Paulo, atual presidente da entidade é candidato à reeleição em chapa única.

Durante o encontro, serão debatidos ainda temas como a redução da jornada de trabalho para ampliar a participação dos sindicatos nesta campanha, o fortalecimento da organização sindical para ampliar a base de representação dos sindicatos e a qualificação e requalificação profissional que devem ser feitas através de parcerias e convênios destinados a trabalhadores, desempregados e jovens que estão entrando no mercado de trabalho.