Força Nacional irá reforçar segurança na capital potiguar

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 29 de maio de 2014 as 10:46, por: CdB
Integrantes da Força Nacional de Segurança Pública atuarão na capital potiguar durante a Copa do Mundo
Integrantes da Força Nacional de Segurança Pública atuarão na capital potiguar durante a Copa do Mundo

Durante a Copa do Mundo, a Força Nacional de Segurança Pública irá reforçar as ações de policiamento em Natal, serão 100 policiais para controle de distúrbios civis, 100 bombeiros salva-vidas, cinco médicos legistas e oito peritos criminais. A Arena das Dunas será palco de quatro jogos da primeira fase do Mundial.

De acordo com o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, general Eliéser Girão Monteiro Filho, os homens da Força vão se juntar aos 3 mil policiais militares, civis e bombeiros que vão atuar nos dias de partidas.

– Os policiais da Força vêm ajudar em possíveis manifestações. A preocupação é com a anarquia. Estão confundindo democracia com anarquia – disse o secretário.

Ele também informou que há preocupação com aumento do turismo sexual e da exploração de crianças e adolescentes. Segundo o Ministério do Turismo, 172 mil pessoas devem visitar a capital potiguar durante o Mundial. “Os policiais estarão muito atentos a esse tipo de crime. Estrangeiros com menores de idade serão abordados.”

O secretário também disse que cerca de 120 câmeras farão o monitoramento da cidade e as imagens serão enviadas para o Centro Integrado de Comando e Controle Regional. Uma delegacia móvel e uma plataforma de observação elevada ficarão perto da Fifa Fan Fest, na Praia do Forte.

Com uma tropa de 4,7 mil militares, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica vão operar em conjunto com as forças estaduais durante a Copa, em escoltas de autoridades e delegações, e na segurança dos centros de treinamento.

Em Pernambuco

A assessoria do governo de Pernambuco informou, nesta tarde, que mais de 2 mil profissionais vão atuar na segurança durante o período da Copa do Mundo. Os dados só foram apresentados esta semana, a 16 dias do evento. Segundo o governo, “nos dias de maior esforço operacional”, o efetivo será formado por 1,3 mil policiais militares, 79 policiais civis, 188 bombeiros militares e 45 policiais científicos.

Recife é sede de cinco partidas, envolvendo seleções da Inglaterra, Itália, Costa Rica, Colômbia, Grécia, Costa do Marfim, do Uruguai e Japão. A capital pernambucana também sediará um duelo das oitavas de final. De acordo com a diretoria de operações da Arena Pernambuco, a estrutura de monitoramento do Centro de Comando e Controle Integrado será instalada próxima ao estádio. Dentro da arena, agentes particulares vão trabalhar em conjunto com as polícias e o Corpo de Bombeiros e serão responsáveis por revistar torcedores, coordenar a movimentação no local e prestar atendimento de primeiros socorros e prevenção de incêndios.

No local também será instalada uma sala de monitoramento, integrada com circuito fechado de segurança, que permitirá a visualização dos acessos ao estádio e às áreas públicas. Mais de 250 câmeras serão instaladas na parte interna e externa da arena, sendo que algumas oferecem a possibilidade de aproximação da imagem em alta qualidade permitindo ver detalhes das pessoas.

Durante os três dias de jogos da Copa das Confederações no ano passado, Pernambuco contou com um esquema especial de segurança que mobilizou mais de 5,2 mil profissionais das forças federais, estadual e municipal. A assessoria da Secretaria de Segurança Urbana do Recife informou que o esquema montado para o Mundial terá o reforço da guarda municipal. Segundo o órgão, mais de 1,1 mil agentes vão colaborar na segurança e na organização do trânsito na capital pernambucana.