Fipe: Inflação deve subir 0,62% em junho

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 18 de junho de 2004 as 11:20, por: CdB

A inflação em São Paulo continuou acelerando em razão de maiores preços de alimentos e transportes, mas deve fechar o mês abaixo do patamar atual, a 0,62%, previu a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta sexta-feira.

A inflação ao consumidor subiu para 0,80% na segunda quadrissemana de junho, acima da taxa de 0,77% na primeira.

Paulo Picchetti, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe, disse ter revisado para cima seu prognóstico para o mês, anteriormente de 0,56%, depois de calcular os efeitos indiretos do aumento dos preços dos combustíveis.

Na segunda-feira, quando foi anunciado o aumento pela Petrobras, ele já havia revisto a projeção, que era inicialmente de 0,50%.

O grupo do IPC que registrou a maior alta na segunda quadrissemana foi Transportes, cujos preços subiram em média 1,62%. Alimentos tiveram avanço de 1,43% e Vestuário, de 0,64%.

Para Marcelo Ávila, economista-chefe da consultoria Global Station, “mesmo sendo pontual, a pressão altista de alimentação e transportes ainda continuará” nas próximas quadrissemanas.

A inflação da segunda quadrissemana corresponde ao período de 16 de maio a 15 de junho, comparado com as quatro semanas imediatamente anteriores.