Fifa quer punir Coréia do Norte com rigor

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 5 de abril de 2005 as 10:45, por: CdB

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou que a Coréia do Norte pode ser punida por causa da violência da torcida na semana passada em Pyongyang.

– A única coisa que posso dizer é que em incidentes passados o comitê disciplinar da Fifa foi muito rígido para manter a ordem e a disciplina em todas as competições… principalmente na Copa do Mundo – disse Blatter a repórteres nesta terça-feira em Tóquio.

Os problemas na torcida durante a partida de quarta-feira pelas eliminatórias da Copa do Mundo entre Coréia do Norte e Irã provocaram preocupações com a visita do Japão a Pyongyang, em 8 de junho.

A Confederação Asiática de Futebol (CAF) disse que o evento não será mudado apesar da rara cena de violência pública no país reclusivo.

Soldados e a polícia de choque restauraram a ordem depois da reação da torcida após a expulsão do norte-coreano Nam Song-chol, por ter empurrado o árbitro. Torcedores jogaram garrafas no gramado do estádio Kim Il-sung.

Após o apito final, jogadores iranianos não puderam sair do campo porque os torcedores jogaram cadeiras, pedras e garrafas. O Irã ganhou por 2 x 0.

Dirigentes norte-coreanos pediram para a Fifa adotar “duras sanções” contra árbitros que acusaram de favorecimento na partida contra o Irã e na derrota por 2 x 0 para Barein cinco dias antes.

A Associação de Futebol do Japão pediu segurança reforçada para a partida na Coréia do Norte.  Os dois países, que não têm relações diplomáticas, enfrentam disputas devido ao sequetros de cidadãos japoneses pela Coréia do Norte há algumas décadas e devido ao programa de armas nucleares de Pyongyang.