FH critica “hipernacionalismo” da esquerda

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 29 de julho de 2004 as 11:20, por: CdB

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou nesta quinta-feira, em Barcelona, em uma palestra, o ‘hipernacionalismo retrógrado, que a esquerda freqüentemente confunde com o progressista’.

Neste sentido, citou o caso do MST, que ‘em si mesmo tem uma motivação adequada’, mas desenvolveu ‘uma ideologia retrógrada’. Fernando Henrique disse que as reivindicações dos Sem Terra são boas, mas que desembocam na idéia de que é possível se organizar ”como na Idade Média”.

que ‘uma parte importantíssima da humanidade se desprende da globalização’ e que cada vez é maior o número de áreas que perdem o trem do desenvolvimento.

– Não só na África; em cada país há uma parte assim, porque dentro do sistema há assimetrias’, afirmou o atual professor de Ciência Política da Brown University (Estados Unidos) em sua palestra no diálogo ‘Globalização, identidade, diversidade’, incluído na programação do Fórum Universal das Culturas 2004.

Fernando Henrique defendeu a tese de que os governos ‘a cada dia estão mais fracos’, já que estão submetidos a parâmetros de política internacional. ”O governante não tem alternativa”.
Frente a esta decadência dos Estados-nação, Fernando Henrique falou do trabalho das ONGs, que são positivas e têm influência mas ”não têm capacidade efetiva de tomar decisões”.