Festival de Rock acolhe campanha contra Aids

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 5 de julho de 2003 as 18:35, por: CdB

Os integrantes do grupo de rock “Raimundos” não fizeram cerimônia e colheram sangue para exame de HIV. Marcos, Digão, Fred e Rumbora participaram, em Brasilia, da campanha “Fique Sabendo”, promovida pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Distrito Federal, e realizada durante o Festival “Porão do Rock”.

A idéia da campanha é realizar coletas de sangue para exames que detectam a presença de anticorpos do vírus causador da AIDS, durante grandes eventos.

Durante dois dias, equipes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal estarão fazendo exames no “Porão do Rock”, evento que está reunindo bandas de rock em Brasília.

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Arnaldo Bernardino, disse que a intenção é realizar 6 mil exames neste final de semana.

– No Brasil, segundo estimativas do Ministério da Saúde, existem 400 mil portadores do vírus HIV que não sabem que estão doentes. Em Brasília, calculamos que existam 7 mil pessoas portadoras do vírus, que nunca fizeram um exame – explicou o secretário.

Arnaldo Bernardino disse que os interessados são cadastrados e, em poucos dias, podem receber o resultado do exame. Ele afirmou que se uma pessoa fizer o exame e não for buscar o resultado, a Secretaria de Saúde entrará em contato, de forma discreta e sigilosa.

A Secretaria de Saúde montou no Porão do Rock uma unidade móvel para coleta. Os interessados recebem orientações de sexo seguro e preservativos. A campanha Fique Sabendo foi lançada oficialmente durante o São Paulo Fashion Week.

O ministério da saúde deixou a cargo das secretarias estaduais de saúde a implementação da campanha, mas a idéia central é ganhar o apoio e a participação de ídolos em todas as áreas ( moda, artes, música, esportes, teatro, TV e literatura) para estimular a população a fazer o teste de AIDS.