Festa bilionária de casamento indiano afronta miséria endêmica, no país

Arquivado em: Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias, Vida & Estilo
Publicado domingo, 14 de julho de 2024 as 17:06, por: CdB

Empresários bilionários, estrelas de Holly e Bollywood, modelos e políticos estavam entre os mais de 1,2 mil convidados em uma festa pré-casamento em março. Bill Gates passou por lá. Rihanna se apresentou.

Por Redação, com Reuters – de Nova Delhi

O casamento do filho mais novo do indiano Mukesh Ambani, o homem mais rico da Ásia, com sua noiva, Rakhika Merchant, completa uma semana após uma extravagância de meses. Durante a maior parte do ano, as festividades em torno das núpcias de Anant Ambani e Radhika, filha de um outro magnata indiano, chamaram a atenção por suas luxuosas demonstrações de riqueza. Milhões de dólares foram gastos em diamantes e esmeraldas do tamanho de cartões de crédito, em sáris de alta costura, em convites de casamento feitos de prata e ouro.

Anant Ambani e Radhika Merchant
Anant Ambani e Radhika Merchant, em um momento de descontração durante a longa festa de casamento

Empresários bilionários, estrelas de Holly e Bollywood, modelos e políticos estavam entre os mais de 1,2 mil convidados em uma festa pré-casamento em março. Bill Gates passou por lá. Rihanna se apresentou. Em maio, os noivos deram uma festa de quatro dias em um cruzeiro de luxo no Mediterrâneo; Merchant disse à revista de alto luxo Vogue Índia que eles não conseguiram encontrar um local em terra grande o suficiente para receber todos os convidados.

Oxfam

O espetáculo serviu como um convite para dar uma olhada nos escalões mais altos da Índia, onde alguns indivíduos e famílias acumularam fortunas surpreendentes nos últimos anos. Impulsionados pelo crescimento acelerado e por um governo que dá apoio, o número e a riqueza dos bilionários indianos aumentaram. Eles são os senhores da economia indiana, administrando as redes telefônicas que conectam milhões de pessoas, os hospitais que as tratam, os supermercados onde fazem compras e os arranha-céus onde muitos moram.

Em 2000, a Índia tinha nove bilionários, de acordo com a Oxfam. Agora, o país tem 200 bilionários, que coletivamente detêm cerca de US$ 1 trilhão em riqueza, de acordo com a revista norte-americana Forbes – quase um quarto do produto interno bruto do país (PIB) em 2023.

Sua ascensão vertiginosa é gritante em um país onde muitos vivem abaixo da linha da pobreza ou próximo a ela, refletindo a extrema desigualdade da Era Dourada dos Estados Unidos, quando os chamados “barões ladrões” ostentavam suas joias em meio à extrema miséria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *