Fenômeno raro no céu é visto por milhares de pessoas

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 8 de junho de 2004 as 09:38, por: CdB

Vênus fez uma rara travessia pelo Sol nesta terça-feira, dando aos espectadores da Austrália, Oriente Médio e África uma visão celestial que nenhuma pessoa viva havia testemunhado.
Para o deleite de milhares de pessoas em todo o mundo, armadas para a ocasião com telescópios, câmeras e óculos especiais, Vênus apareceu às 2h (em Brasília) como um pequeno ponto negro em frente ao Sol.

Os australianos apontaram seus telescópios para o céu do Pacífico sul para testemunhar o fenômeno raro, que foi visto 235 anos atrás pelo famoso capitão inglês James Cook.
Pouco depois das 15h em Sydney, o ponto negro apareceu no canto do Sol caminhando no sentido leste-oeste. A travessia duraria seis horas.

“Tudo o que se vê é essa pequena silhueta negra contra o Sol”, disse Fred Watson, astrônomo-chefe do Observatório Siding Springs, localizado no Estado de Nova Gales do Sul. Em Bombaim, capital financeira da Índia, centenas de pessoas se reuniram no Planetário Nehru. Muitas usaram óculos equipados com filtros especiais para ver a passagem do planeta cujo nome homenageia a deusa romana do amor.

Para o casal de meia-idade Ramesh e Ritika Jeswani, o fenômeno astronômico era “uma celebração de nosso amor um pelo outro”.

Cinco passagens do planeta vermelho pela frente do Sol foram registradas. A mais recente aconteceu em 1882. O capitão James Cook testemunhou o fenômeno em 1769, quando estava no Taiti.

Nesta terça-feira, na Austrália, os curiosos contaram com um céu limpo, mas o fenômeno começou relativamente tarde e eles puderam ver apenas parte dele antes do pôr-do-sol.
“Isso é algo impressionante de se ver.

Alguns disseram que seria um acontecimento chato, mas é muito emocionante”, afirmou Jos Roberts, que reuniu 40 astrônomos amadores em sua casa, em Sydney, para acompanhar o evento. A passagem de Vênus pela frente do Sol não poderá ser vista da América do Sul.