Feirão do Imposto mostra absurdos fiscais no país

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Publicado quarta-feira, 17 de novembro de 2004 as 10:17, por: CdB

A Associação Comercial de São Paulo está promovendo no Hotel Nacional de Brasília o Feirão do Imposto. O evento é paralelo ao Seminário Nacional sobre Regimes Fiscal e Tributário e a Capacidade de o País Voltar a Crescer. O encontro é organizado pela Ação Empresarilal e apoiado pelas confederações das Associações Comerciais, da Agricultura e Pecuária do Brasil, nacionais do Comércio, da Indústria e do Transporte, e de entidades financeiras.

O Feirão pretende chamar a atenção da população e colaborar com o cumprimento do parágrafo 5º do Artigo 150 da Constituição Federal, que determina que os consumidores sejam esclarecidos acerca da incidência dos impostos. Pesquisa divulgada pelos organizadores do evento constatou que 83% dos consumidores desconhecem o peso dos impostos nos produtos e serviços.

Várias gôndolas foram montadas no foyer do Hotel mostrando os preços dos produtos e os impostos correspondentes. Uma caixa de molho de tomate, por exemplo, custa R$ 1,30 e o imposto chega a R$ 0,48 (36,66%). Outro exemplo é o açúcar cristal: custa R$ 1,01 e o imposto incidente é de R$ 0,41 (40,5%). A cachaça e o cigarro ultrapassam de maneira gritante esses limites: a primeira custa R$ 3,10 o litro, com imposto de R$ 2,57 (83,7%), e o cigarro R$ 2,30 o maço, imposto de R$ 1,88.