Federação de centro-esquerda amplia presença no Congresso

Arquivado em: Política, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 3 de outubro de 2022 as 17:30, por: CdB

O tamanho da bancada define os critérios para as presidências das comissões e as vagas na Mesa Diretora da Câmara em função da proporcionalidade partidária, além de impactar diretamente no financiamento dos partidos.

Por Redação – de Brasília

Embora o próximo Congresso tenha saído das urnas ainda mais conservador do que a atual legislatura, a federação formada pelo PT, PCdoB e PV terá a segunda maior bancada da Câmara dos Deputados, com 80 deputados eleitos, atrás apenas do PL, partido de Jair Bolsonaro, que conseguiu eleger 99 deputados federais.

Marina do MST
Marina do MST leva a luta do campo à Alerj, com uma votação expressiva

O tamanho da bancada define os critérios para as presidências das comissões e as vagas na Mesa Diretora da Câmara em função da proporcionalidade partidária, além de impactar diretamente no financiamento dos partidos, uma vez que a maior parte dos recursos do Fundo Partidário é dividida entre as legendas de acordo com a votação para deputado federal.

O PT, do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, que terminou em primeiro lugar no primeiro turno presidencial, ampliou a sua bancada na Câmara e, sozinho, o partido concentra ao menos 68 cadeiras.

Sem-terra

No campo progressista, a federação composta por PSOL, Rede Sustentabilidade e o PCB também aumentou o número de representantes, elegendo quatro deputados a mais do que tem hoje. O crescimento foi puxado pela votação expressiva do coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, que recebeu 1,01 milhão de votos e é o deputado federal mais votado em São Paulo, o segundo no país.

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) também marca presença na próxima legislatura, em Assembleias Legislativas. Do MST, Marina dos Santos (PT) no Rio de Janeiro; Adão Pretto Filho (PT) no Rio Grande do Sul; Rosa Amorim (PT) em Pernambuco e Missias do MST (PT), no Ceará, estão eleitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *