Favoráveis ao acordo de paz estão com ligeira vantagem na Irlanda do Norte

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 27 de novembro de 2003 as 03:31, por: CdB

Os protestantes favoráveis aos acordos de abril de 1998 levam ligeira vantagem sobre os adversários ao processo de paz das eleições para a Assembléia da Irlanda do Norte, revelou pesquisa de boca-de-urna divulgada na última quarta-feira pelo canal irlandês de televisão RTE.

O Partido Unionista da Irlanda do Norte (UUP), do primeiro-ministro David Trimble, que assinou o acordo de abril de 1998, parece estar mantendo sua vantagem em relação ao Partido Democrático Unionista (DUP), radicalmente contrário à divisão do poder com o partido republicano Sinn Fein.

De acordo com a pesquisa, na esfera católica, o Sinn Fein, que tem entre seus dirigentes ex-mebros do IRA (Exército Republicano Irlandês), e os nacionalistas moderados do SDLP (social democratas e trabalhistas) seguem lado a lado nas eleições.

Em 1998, o UUP conseguiu 28 dos 108 votos da Assembléia, contra 2 4 do SDLP, 20 do DUP e 18 do Sinn Fein.

A participação nas legislativas deste ano foi menor do que a de 1998: 60%, contra 68% naquele ano.

A pesquisa foi feita pelo instituto Millward Brown Ulster para a rede RTE, com 900 eleitores de toda a Irlanda do Norte.

A apuração das urnas começa às 07h00 (Brasília) desta quinta-feira, mas os resultados devem sair na sexta-feira à noite.