Farc tiram energia de cidades colombianas

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 27 de junho de 2005 as 21:15, por: CdB

Cidades em três províncias do norte da Colômbia ficaram sem energia elétrica na segunda-feira, após guerrilhas marxistas jogarem bombas em duas torres de eletricidade, parte de uma ofensiva que deixou mais de 30 soldados e policiais mortos.

A principal distribuidora de energia da Colômbia, ISA, disse que está consertando as torres localizadas na cidade de Abrego, perto da fronteira com a Venezuela, na província de Norte de Santander.

– Essa situação limita a capacidade de fornecer energia a algumas cidades nas províncias de Cesar, Norte de Santander e Bolivar –  informou a ISA em um comunicado.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) promovem ataques com bombas contra estações de eletricidade e oleodutos com frequência, parte de sua guerra de 41 anos pela revolução socialista.

Pelo menos seis soldados colombianos morreram durante o final de semana em um confronto com as Farc, em Abrego e Sardinata.

No total, mais de 30 membros das forças de segurança da Colômbia morreram em batalhas em todo o país contra as Farc nesse fim de semana.