Exposição leva tradição de Pernambuco a Nova York

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 5 de agosto de 2004 as 10:36, por: CdB

 O governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, recebeu, nesta quarta-feira, a visita da diretora da Sephardic House, de Nova York, Esmé E. Berg. A Sephardic House, um instituto de pesquisa e promoção da história e cultura judaicas, estará recebendo entre os dias 8 de setembro e 8 de dezembro, a exposição ‘O Porto de Pernambuco a Porta Para Nova York’, que se insere nas comemorações dos 350 anos da fundação de Nova York por 23 judeus que saíram do Recife.

Na ocasião, o governador Jarbas Vasconcelos estará abrindo a exposição, na companhia de secretários de Estado. A exposição é composta por 60 painéis com textos e imagens sobre a história dos judeus em Pernambuco e artefatos encontrados nas escavações da Sinagoga do Recife, na Rua do Bom Jesus.

”A comunidade judaica norte-americana conhece toda a história da fundação de Nova York, mas não conhece a história do momento que precede esta fundação. Essa exposição vai mostrar onde os judeus viviam, como viviam e o que faziam. Com isso, estamos devolvendo ao Recife e a Nova York parte de sua história”, afirmou Tânia Kalfman, Diretora do Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco.

Os 23 judeus que viviam em Pernambuco são naturais da Holanda. Em 1654, com a expulsão dos holandeses de Pernambuco, o grupo chegou à Ilha de Manhatan, em Nova York, e fundou a primeira comunidade judaica dos Estados Unidos, que hoje conta com seis milhões de pessoas, apenas naquele Estado norte-americano.

O governador Jarbas Vasconcelos também estará participando de dois encontros com empresários norte-americanos. O Governo do Estado vai aproveitar a ocasião para estreitar os laços econômicos com Nova York, apresentando Pernambuco para aos empresários. A apresentação será feita em dois cafés da manhã, com temáticas diferentes, que vão reunir aproximadamente 60 empresários.

No dia 8 de setembro, o Estado será mostrado como um importante Pólo Turístico Cultural e no dia seguinte, o tema será a infra-estrutura de informática de Pernambuco, com ênfase ao Porto Digital.