Exposão abala porto jordaniano

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 19 de agosto de 2005 as 06:21, por: CdB

Uma explosão sacudiu, nesta sexta-feira, o porto jordaniano de Ácaba, no sul do reino hachemita, onde estão navios militares americanos, embora suas causas sejam até o momento desconhecidas, segundo o ministro do Interior, Awni Yerfas.

Yerfas se limitou a dizer que as autoridades “abriram uma investigação sobre o sucedido”, enquanto testemunhas citadas pelo canal de televisão catariano <i>Al Jazira</i> asseguraram que pelo menos três projéteis foram disparados contra o porto.

Segundo estas testemunhas citadas pela emissora, pelo menos um dos projéteis caiu perto de um navio militar americano que está no porto há uma semana, sem atingi-lo.

Afirmaram no entanto que vários feridos foram levados a um hospital jordaniano, o que não foi confirmado pelas autoridades.

A Polícia impediu o acesso ao local e iniciou uma operação de rastreamento na área para deter os responsáveis pelo ataque, acrescentaram.

A Embaixada americana em Amã não comentou até o momento as informações sobre o suposto atentado.

A Jordânia é um dos principais aliados árabes dos EUA e um dos países da região que mais ajuda militar recebe de Washington.

Navios militares americanos visitam freqüentemente o porto de Ácaba como parte da cooperação militar com a Jordânia, fortalecida nos últimos anos na luta contra o terrorismo.

As forças de segurança jordanianas detiveram nos últimos anos numerosos extremistas islâmicos acusados de conspirar para cometer ataques contra interesses israelenses e americanos no reino hachemita.

A oposição jordaniana advertiu recentemente contra possíveis ataques da insurgência iraquiana no território jordaniano pelo apoio de Amã ao novo Governo iraquiano, acusado pelos rebeldes no Iraque de “colaborar com os ocupantes” desse país vizinho.