Exportações brasileiras para a China crescem 42,6% em 2004

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 2 de março de 2005 as 17:18, por: CdB

A China “é um aliado” para a economia brasileira na avaliação do secretário de Comercio Exterior do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho.

– O Brasil não teria conseguido o ‘número mágico’ dos US$ 100 bilhões de exportações sem o grande crescimento das exportações para a própria China – afirmou.

Em 2004, houve um crescimento de 42,6% nas exportações brasileiras para os chineses.

Segundo ele, os investimentos da China no país também são importantes. Segundos dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), os investimentos diretos chineses no Brasil estão próximos de US$ 90 milhões.

O secretário também declarou que o Banco Central deve estudar a proposta apresentada pela Companhia Vale do Rio Doce, de ampliação do prazo para internalização de divisas. Atualmente uma empresa tem 180 dias para utilizar os recursos obtidos com uma venda fora do Brasil. Segundo a proposta esse prazo seria o dobrado, para 360 dias.

Ramalho participou nesta quarta-feira, em São Paulo, do seminário a Emergência da China: Oportunidades e Desafios para o Brasil. O evento é organizado pelo BID, Bolsa de Mercadoria & Futuros (BM&F) e pelo Conselho Empresarial Brasil-China.