Explosão fere diplomata britânico em templo de Bangladesh

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 21 de maio de 2004 as 09:25, por: CdB

Um homem morreu nesta sexta-feira e cerca de 50 pessoas ficaram feridas, inclusive o embaixador britânico em Bangladesh, na explosão de uma bomba em um templo dedicado a um santo muçulmano na cidade de Sylhet.

O alto-comissário (cargo equivalente ao de embaixador) Anwar Choudhury e seu guarda-costas participavam das orações do meio-dia no templo Hazrat Shahjalal, no nordeste do país, quando a bomba explodiu, disse um policial à Reuters por telefone.

Foi a segunda explosão no templo este ano. Em janeiro, três pessoas haviam morrido. Autoridades locais dizem não saber quem provocou o atentado desta sexta-feira.  “Foi uma cena infernal, com dezenas de feridos deitados na ala de emergência e nos corredores”, disse um jornalista no hospital da faculdade de medicina de Sylhet, de onde cerca de 50 pessoas foram levadas.

O médico Abdus Salam disse que o alto-comissário foi atingido por estilhaços nas pernas, abaixo dos joelhos, mas que seu estado não é grave. A polícia e jornalistas disseram que uma pessoa morreu a caminho do hospital.

As autoridades suspeitam que a bomba tenha sido levada por alguém que participava das orações. Um funcionário do templo afirmou, porém, que ela pode ter sido jogada a partir do lado de fora.

Choudhury, que assumiu o cargo na semana passada, é um cidadão britânico de ascendência bengalesa. Sua família é de Sunamganj, localidade vizinha a Sylhet.Um adido de imprensa que acompanhava Choudhury também confirmou que o diplomata ficou levemente ferido.

O Alto-Comissariado está fechado nesta sexta-feira, dia sagrado para os muçulmanos. As investigações sobre o atentado de janeiro, que também feriu cerca de 50 pessoas, ainda não terminaram.