Expectativa de vida do brasileiro pode chegar a 78,33 anos em 2030

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 14 de dezembro de 2006 as 19:28, por: CdB

A expectativa de vida do brasileiro deve chegar a 78,33 anos em 2030, segundo indicadores sociodemográficos divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado de Santa Catarina ficaria com a melhor expectativa: 79,66 anos. Em 2005, a esperança de vida era de 71,9 anos, e o Distrito Federal obteve o melhor número: 74,9 anos.

Os números fazem parte da pesquisa Indicadores SocioDemograficos: Prospectivos para o Brasil 1991-2030, produzida com apoio do Fundo de População das Nações Unidas.
De acordo com o IBGE, a média nacional deverá refletir a realidade dos estados de maior desenvolvimento econômico e social. Em 2030, quando os estados do Maranhão e de Alagoas poderão chegar à expectativa de vida um pouco acima de 75 anos, Santa Catarina, Distrito Federal e Rio Grande do Sul deverão passar de 79,50 anos.

Ainda segundo o IBGE, o cenário que se projeta para a população jovem e adulta é preocupante para o Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. Nessas unidades da federação, os homens deverão viver cerca de seis anos a menos que as mulheres, o que poderá afetar principalmente os ganhos que poderiam ser obtidos em termos de esperança de vida ao nascer.

Nesse sentido, a pesquisa aponta uma necessidade urgente na redução do número de mortes por causas externas, como redução da violência e dos acidentes de trânsito, que afetam principalmente os jovens do sexo masculino. De acordo com o estudo, essas mortes devem ser tratadas como “um desafio prioritário para o país, pois já extrapolaram os limitens da área de segurança, apresentando-se como um grave problema social e de saúde pública”.