Evandro Lins e Silva entra em coma

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 13 de dezembro de 2002 as 18:17, por: CdB

Aos 90 anos, o criminalista Evandro Lins e Silva está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio, em coma.

Boletim médico divulgado na tarde desta sexta-feira pela assessoria de imprensa do hospital, informou que Lins e Silva teve traumatismo crânio-encefálico. A assessoria não divulgou detalhes dos procedimentos médicos.

O criminalista sofreu uma queda no Aeroporto Santos Dumont, no Rio, na noite de ontem. Lins e Silva, que ocupa a cadeira número 1 da ABL (Academia Brasileira de Letras), sofreu traumatismo craniano ao cair e bater com a cabeça na calçada.

Lins e Silva retornava de Brasília onde havia participado de uma solenidade para ocupar cadeira no Conselho da República, nomeado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

Levado para o hospital municipal Souza Aguiar, foi submetido a uma cirurgia para redução do edema, que aumentava a pressão intracraniana. Após a operação, ele foi transferido para a clínica particular São Vicente.

Desde 1998 na ABL, Evandro Lins e Silva é considerado um dos maiores criminalistas brasileiros deste século. Além de advogado, foi ainda procurador-geral da República, chefe do Gabinete Civil e ministro das Relações Exteriores no governo João Goulart, e ministro do Supremo Tribunal Federal, cassado pelo regime militar em 1969.

O imortal foi um dos advogados que redigiram o pedido de impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1992.

Íntegra do boletim médico:

“O jurista Evandro Lins e Silva, 90 anos, está internado no CTI da Clínica São Vicente, em estado grave, vítima de traumatismo crânio-encefálico.

O paciente foi submetido a uma drenagem dos ventrículos cerebrais, nesta madrugada, para controle da pressão intracraniana. Permanece em coma, sem melhora do quadro clínico”.

O boletim médico é assinado pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho e pelo clínico-geral Emílio Francischetti.