EUA prendem aliado de Saddam em Tikrit

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 6 de agosto de 2003 as 10:43, por: CdB

Tropas dos Estados Unidos na cidade natal de Saddam Hussein anunciaram que mataram um guerrilheiro e prenderam um suposto membro do grupo que está ajudando a esconder assessores próximos de Saddam Hussein. O tenente-coronel Steve Russell, comandante do 1º Batalhão do 22º Regimento de Infantaria, que lidera a busca por membros da resistência anti-EUA na cidade, disse a repórteres que sua patrulha atirou contra um homem que parecia estar se preparando para disparar uma granada impulsionada por foguete (RPG) nas primeiras horas da manhã.

Ele disse que não ficou claro se havia conexão com os disparos feitos contra a central dos EUA na região de Tikrit na terça-feira, ou com a explosão de uma mina que matou um civil norte-americano ao norte da cidade.

“Os soldados o viram caindo”, disse Russell. “Não há dúvida de que o atingimos e evitamos o ataque.” “Vamos perseguir e matar qualquer pessoa armada com um RPG”, afirmou.

Russell disse que seu batalhão matou oito ou nove combatentes nas últimas três semanas, feriu quatro e capturou uma dúzia. De acordo com ele, os combatentes envolvidos em ataques contra forças dos EUA são filhos ou parentes do grupo mais próximo a Saddam. Russell disse que a resistência está com problemas para recrutar combatentes.

O militar afirmou ainda que a polícia iraquiana prendeu na terça-feira um irmão de Adnan Abdullah Abid al-Musslit, guarda-costas da família de Saddam capturado na região de Tikrit na semana passada. Os outros irmãos estão sendo procurados. Russell acrescentou que suas tropas começarão em breve a treinar os primeiros 35 iraquianos para uma força civil que ajudará a polícia local e a guarda de instalações de infra-estrutura.