EUA já admitem abrir fogo contra o Irã

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 12 de março de 2006 as 22:35, por: CdB

O uso da força como forma de parar as pesquisas iranianas no campo nuclear não está descartado por parte dos EUA. Segundo disseram senadores norte-americanos, neste domingo, os Estados Unidos provavelmente podem fazer o Irã parar de desenvolver armas nucleares sem ação militar, mas o ataque a instalações nucleares iranianas continua como uma opção a ser utilizada.

– Acho que podemos detê-los antes de uma guerra – disse o senador Joseph Biden, democrata de Delaware, no programa de TV da NBC Meet The Press, informou a agência inglesa de notícias Reuters.

O senador republicano George Allen, da Virgínia, disse no mesmo programa:

– No final das contas, ninguém quer levar adiante uma ação militar. Mas também não se quer que isso (o programa nuclear do Irã) vá longe. Mas se necessário, isto é uma opção. Mas não uma que seja desejável.

Biden e Allen, potenciais candidatos para a eleição presidencial de 2008, concordaram que Washington precisa trabalhar com outros países para conseguir um acordo com o Irã e que Bush precisaria de uma aprovação parlamentar antes dos EUA participar de ações militares para deter o programa nuclear iraniano.