EUA e UE mantêm negociações com o Hamas, diz líder do grupo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 13 de dezembro de 2004 as 22:48, por: CdB

Os Estados Unidos e a União Européia estão em contato com o Hamas, embora tenham qualificado o grupo militante palestino como uma organização terrorista, disse um líder político do Hamas em uma entrevista será transmitida nesta segunda-feira.

Washington fez contato com o Hamas recentemente, enquanto a UE ainda mantém encontros com o grupo, disse o chefe do comitê político da organização palestina, Khaled Meshaal, em entrevista ao programa de televisão Newsnight, da rede BBC.

“A União Européia, que pôs o Hamas em uma lista de organizações terroristas, ainda mantém comunicação e encontros”, disse Meshaal, de acordo com uma transcrição da entrevista, que será transmitida na noite desta segunda-feira.

“O governo americano, que também nós pôs em listas de terroristas e nos critica, entrou em contato conosco nos últimos meses”.

“Os países árabes mantém as reuniões com o Hamas, apesar das pressões do governo americano”.

Uma porta-voz da Comissão Executiva da UE disse que não tinha conhecimento de qualquer contato entre o bloco europeu e o Hamas.

Ninguém estava disponível para comentar o assunto no gabinete do chefe da política externa da UE, Javier Solana, que acabou se enrolando no mês passado ao admitir que ele mesmo havia tido conversas diretas com o Hamas à época. Horas depois, Solana negou o encontro.

A UE pôs o Hamas em sua lista de organizações terroristas no ano passado, depois que o grupo recusou o pedido do bloco para encerrar os ataques suicidas em Israel e declarar um cessar-fogo como parte das negociações de paz.

Os EUA também consideram o Hamas, que defende a destruição de Israel, como um grupo terrorista.